top of page


                                       

 QUALIDADE.ENG.BR 
 

Qualidade.ENG.BR tem por objetivo ser um mecanismo de auxílio à pesquisa de informações sobre qualidade, meio ambiente e normas, com o uso intensivo da internet, especialmente no que se refere a qualidade.

Para esse fim, Qualidade.eng.br tem, por base, alguns conceitos que devem ser considerados, individualmente e em conjunto.

QUALIDADE  é um conceito subjetivo, que se modifica dependendo da situação.  Por isso mesmo, não existe uma única definição aplicável ao termo qualidade, em todas as circusntâncias.  Na verdade a definição varia de acordo com o âmbito no qual o termo é empregado. Talvez a melhor dessas definições, por ser a mais ampla e aplicável a uma variedade de situações é a de Juran: Qualidade é a adequação ao uso. Pode-se aplicá-la, seja a situações do cotidiano, quanto a situações mais específicas, como, por exemplo, num processo de fabricação. Nesse caso, a definição de Crosby, conformidade com os requisitos, é uma variação mais restritiva da definição de Juran. Considerando-se, contudo, o Sistema de Gestão da Qualidade, hoje amplamente aplicável, sob os requisitos da ISO 9000, a definição normativa é: qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes, satisfaz a requisitos (ABNT NBR ISO 9000:2005), sendo que características, segundo a mesma norma são propriedades diferenciadoras, podendo as características serem de diferentes tipos, como físicas, sensoriais, comportamentais, temporais, ergonômicas ou funcionais.

 

MEIO AMBIENTE  é o conjunto de fatores  tais como o clima, incluindo, por exemplo, temperatura, umidade, luminosidade, ventos, insolação, marés e outros, que influenciam a humanidade e demais seres vivos  e coisas em geral.  Pode-se observar que a ação do homem, em particular, pode modificar as condições do meio ambiente natural, seja em escala local (como pela  construção de uma represa, ou de uma cidade), como em escala planetária, através da emissão de gases do efeito estufa, que podem levar a um aquecimento global, que, por sua vez, modifica as condições do meio ambiente.  Na verdade o meio ambiente é dinâmico, modificando-se dia a dia num mesmo local e sendo diferente em diferentes locais, variando, também, com o curso do tempo cronológico.

 

NORMAS -  Normas, genericamente falando, são documentos que disciplinam a forma de se efetuar determinadas atividades ou especificam as características de produtos ou serviços.  Podem ser documentos de  caráter compulsório, regulações de natureza governamental, no estabelecimento de condições mínimas de segurança, de higiene e outras, ou de natureza consensual  no estabelecimento de padrões para a manufatura de produtos, prestação de serviços e para outras atividades.

Pode-se observar que, hoje, há uma relação muito estreita entre esses três conceitos, de qualidade, de meio ambiente e de normalização.  Percebe-se que a qualidade daquilo que é oferecido  ao homem, de uma maneira geral, afeta a sua percepção de qualidade de vida e afeta o meio ambiente em que vive.  Assim sendo e pelo fato de que, cada vez mais, ações isoladas de uns afetam a outros, percebe-se que deve existir um arcabouço comum, mínimo, constituído de regulações e de normas,  dentro do qual as diversas atividades sejam feitas de modo a satisfazer as expectativas individuais e sociais, tanto do uso daquilo que se oferece, quanto à preservação do ambiente em que vivemos.

Dentro do quadro descrito, insere-se o site “Qualidade.info”, com o objetivo de fornecer informações sobre qualidade, meio ambiente e normas.

bottom of page